Espírito Santo do Pinhal desponta como tendência no turismo para 2026
Destaque nacional em ranking da Booking.com, cidade atrai viajantes por café, vinho e experiências culturais
Um dos atrativos aos visitantes de Pinhal é o enoturismo. Foto: Tuca Reines/Divulgação Vinícola Guaspari
No mapa das viagens brasileiras para 2026, Espírito Santo do Pinhal surge entre os destinos com maior crescimento de interesse entre os turistas — segundo a plataforma global de reservas Booking.com. A lista com oito localidades brasileiras que serão tendência neste ano coloca o município da Serra da Mantiqueira entre lugares procurados por quem busca experiências gastronômicas e contato com a cultura local.
Situada em meio a colinas e paisagens verdes, Espírito Santo do Pinhal é conhecida como terra do café e do vinho, um polo onde a tradição cafeeira do Brasil se mistura à crescente produção de bebidas finas. A região abriga vinícolas e fazendas que oferecem degustações, tours pelos vinhedos e harmonizações, além de restaurantes com vistas panorâmicas para os vales — atrações que têm atraído especialmente viajantes interessados em enoturismo e turismo rural.
No coração da cidade, o charme histórico também é um diferencial. Construções do século XIX, como a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, contam parte da rica trajetória local, enquanto espaços culturais e parques oferecem lazer e contato com a natureza. Para quem busca ainda mais tranquilidade, há passeios ao Lago Municipal Iria Mota e Silva e visitas ao Palácio do Café, ícones que unem história e paisagens.
Diversidade
Espírito Santo do Pinhal destaca-se por oferecer um turismo diversificado, combinando gastronomia, história e atividades ao ar livre em um cenário acolhedor — características que explicam sua presença entre os destinos com maior crescimento de reservas na plataforma de viagens.
Além de Pinhal, a listagem da Booking.com inclui outros sete destinos brasileiros em ascensão para 2026. Entre eles, estão Juquehy (SP), conhecida por suas praias e natureza preservada; Búzios (RJ), clássica no litoral fluminense; e Cajueiro da Praia (PI), com paisagens costeiras e atividades como kitesurf. A Serra da Canastra (MG) aparece como opção para ecoturismo, enquanto São Gabriel (RS) mescla história e tradições culturais, Encantado (RS) une áreas verdes com um monumento do Cristo Redentor com mais de 40 metros de altura, e Morro Branco (CE) apresenta falésias coloridas esculpidas pelo vento.
Para fazer parte da lista de selecionadas, a cidade deveria estar entre os mil destinos mais reservados pela Booking entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de agosto de 2025. Para chegar nos oito nomes, a plataforma ordenou pelo aumento anual da procura. Houve uma curadoria dos destinos para garantir distribuição por diferentes regiões do Brasil.

Igor Savenhago
Jornalista. Pós-doutor em Ciências da Comunicação, doutor e mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Tem experiências em jornais, revistas, rádios, TVs, sites e assessorias de imprensa. Ganhador de sete prêmios como repórter e editor, e 17 como orientador acadêmico.









