São João abre calendário cultural de 2026 com inscrição para curso e articulação estadual

Escola de Iniciação Musical "Geraldo Filme" oferece novas vagas; cidade também se prepara para receber o Circuito Sesc de Artes

Atualizado em 28/01/2026 às 13:01, por Igor Savenhago.

Escola de Iniciação Musical está com inscrições abertas para vários instrumentos. Foto: Prefeitura de São João/Divulgação

A agenda cultural de São João da Boa Vista começa 2026 com uma série de ações para fortalecer a formação artística, ampliar o acesso à cultura e alinhar o município às políticas públicas do Estado.

No dia 19 de janeiro, a prefeitura abriu as inscrições para os cursos gratuitos da Escola Municipal de Iniciação Musical “Geraldo Filme”. Crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos começaram a se inscrever para aulas de diversos instrumentos — como acordeon, piano, violão, percussão e instrumentos de sopro — e canto coral. A escola, mantida pela administração municipal na Estação das Artes, já atende cerca de 260 alunos e disponibiliza instrumentos para uso em sala de aula, além de espaços para estudo individual, conforme disponibilidade.

Para se candidatar, basta clicar aqui

/apidata/imgcache/6c5db070c6f6c4c282b9b0802fe92df1.jpeg?banner=postmiddle&when=1770016412&who=35

Ampliando as perspectivas de movimentação cultural no município, São João se prepara para receber o Circuito Sesc de Artes 2026, programado para abril. Representantes do Sesc São Carlos estiveram em São João no dia 22 de janeiro para realizar uma visita técnica aos espaços que poderão integrar o circuito. A etapa foi fundamental para verificar a viabilidade dos locais, discutir logística e alinhar os preparativos para a chegada das diversas atrações culturais que compõem o evento, cuja programação detalhada será divulgada em breve.

/apidata/imgcache/b8fd53c5b548ec33df4ce15da4fc1f08.jpeg?banner=postmiddle&when=1770016412&who=35

O Departamento de Cultura de São João da Boa Vista também participou do Encontro Estadual sobre Gestão Cultural e Planejamento, realizado na Sala São Paulo. O evento reuniu gestores culturais, equipes técnicas e representantes de municípios paulistas para discutir diretrizes, programas e estratégias da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado. O foco da participação sanjoanense foi acompanhar orientações estaduais, ampliar o acesso a recursos e integrar o planejamento cultural municipal com ações previstas para 2026, fortalecendo a gestão pública cultural com ênfase na economia criativa e na qualidade de vida da população.


Igor Savenhago

Jornalista. Pós-doutor em Ciências da Comunicação, doutor e mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Tem experiências em jornais, revistas, rádios, TVs, sites e assessorias de imprensa. Ganhador de sete prêmios como repórter e editor, e 17 como orientador acadêmico.